Aprenda a minimizar as barreiras de entrada da sua franquia
Como deve imaginar, o custo de um novo franqueado varia conforme o modelo de negócio. Por isso trazemos algumas dicas dos fatores que podem impactar a expansão da sua rede de franquia.
- Investimento inicial: Franquias de mais alto investimento tem uma seleção por faixa de investimento. Mas não necessariamente quanto mais barrato mais vende, mas é certo afirmar que menos pessoas tem mais dinheiro para abrir uma franquia. Negócios mais baratos tem a tendência a ter maior público.
- Custo x Benefício: Um negócio compatível com outros do mercado e do mesmo segmento, só que mais caro, oferece uma relação menos atrativa ao investidor. Posicione sua marca para oferecer um investimento compatível com o a força do seu negócio.
- Força da marca: Construir uma marca desejada vai fazer sua franquia despertar desejo nas pessoas. Por isso, marca reconhecida atrai também pela segurança, pois o investidor entende que o desejo dele pode ser também o dos clientes da marca.
- Equipe de Expansão: Uma equipe qualificada, com bons processos pode ajudar muito na conversão em assinatura de contrato. Desde o primeiro contato do prospect, a condução para apresentação do negócio de forma encantadora faz milagres.
- Conhecimento de onde está o resultado das mídias sociais: Anunciar é um processo caríssimo e demorado. Talvez o maior investimento no crescimento, maior até que na própria equipe de expansão, seja na atração dos leads qualificados. Importante que a equipe se envolva nos resultados dos leads, qual canal está atraindo mais lead qualificado considerando o investimento.
Entre as microfranquias, é comum ouvirmos de franqueadores que investem de dez a vinte mil reais para cada contrato de franquia assinado. Já nas franquias tradicionais, não é raro ouvir que o custo por abertura está entre trinta e cinquenta mil reais.
Crescer no canal franquias, principalmente em marcas menores, normalmente é um desafio para poucos vitoriosos passar das 10 unidades.