Qual o melhor local para abrir um negócio
Tão importante quanto a decisão de qual negócio abrir, é em qual localização.
Escolher onde abrir um negócio é quse tão importante quando qual negócio abrir, é uma decisão que envolve diversas variáveis, e a escolha do local pode ser determinante para o sucesso de sua empresa. Loja de rua, de shopping, home office, sala comercial ou dark/fantasmas (locais sem ponto comercial que trabalham para delivery, por exemplo dark kitchens) são opções viáveis, mas cada uma oferece vantagens e desafios específicos. Neste artigo, vamos analisar cada um desses ambientes para ajudar você um ponto no perfil do seu negócio e que lhe permita ser mais confortável.
Se você quer abrir uma pequena fábrica ou um negócio de prestação de serviços in loco, provavelmente você não precisa focar em uma localização tão privilegiada, pois encarece seus custos mensais e não traz resultado por localização.
1. Loja de Rua
Abrir um negócio na rua, em uma área de grande fluxo de pedestres e veículos, pode ser uma ótima opção para quem busca visibilidade, essencial para quem escolheu um negócio de varejo. Estar na rua facilita o acesso de clientes que passam por ali espontaneamente, sem contar que o custo de aluguel tende a ser mais acessível se comparado ao fluxo de shopping. Um ponto de rua na mesma região possui valores variáveis, e o melhor ponto (normalmente onde estão bancos privados, Cacau Show e Boticário), são mais caros, mas quase sempre vale a pena entrar em negociação nestes pontos para ter maior faturamento. Não vale a pena entrar nos melhores pontos a qualquer custo.
Escolher por alocar seu negócio em uma loja de rua também traz desafios. É preciso lidar com variáveis externas, como segurança e infraestrutura.
Vantagens:
Alto fluxo de pessoas: escolha um ponto bom e terá a fórmula para atrair o consumidor;
Custo de aluguel mais acessível: Se comparado com loja de shopping, seu custo de locação será bem mais em conta;
Flexibilidade de adaptar o ponto: Diferente do shopping, rapidamente você consegue ampliar, diminuir, adaptar sua loja, sem burocracia ou custo de projeto.
Contato com o consumidor: Diferente de uma sala comercial, estar de frente para o consumidor pode ser o caminho para que você tenha pessoas entrando no seu negócio muitas vezes por dia, e o seu desafio torna-se preparar seu negócio para atender seus anseios.
Desvantagens:
Exposição e falta de segurança: É comum em muitas cidades brasileiras a preocupação com o roubo e furto a lojas de ruas.
Clima e condições externas: Quando chove ou quando faz muito calor, as pessoas circulam menos, afetando o resultado da loja.
Pro varejo, uma loja de rua perde em faturamento para loja de shopping, pois não funciona a noite, nem feriados, sábado período reduzido e fecha aos domingos.
2. Loja de Shopping
Abrir um negócio em um shopping center oferece grande visibilidade, pois o consumidor tem a impressão de que se está no shopping é de sucesso. Outra vantagem é de ter um público já consolidado. Shoppings são destinos de compras e lazer, o que atrai um volume constante de clientes, especialmente nos finais de semana e feriados.Por outro lado, o custo de alugar um espaço em um shopping é significativamente mais alto. Além disso, os horários de funcionamento são rígidos e as taxas de condomínio, de marketing, e 13º aluguel são comuns. Se você busca um ambiente seguro, com fluxo garantido e uma clientela diversificada, o shopping pode ser uma ótima escolha.
Vender bem no shopping depende de ter um bom ponto dentro do shopping, pois não é em qualquer lugar que tem bom fluxo de pessoas, por isso quem depende de varejo e escolhe o ponto errado, não sobrevive.
Vantagens:
Grande fluxo: Quase certo que você venderá mais no shopping que na rua.
Ambiente seguro e climatiazado: É um momento muito confortável para o cliente, o que facilita o processo de venda. Trabalhar em um shopping traz a segurança de um apartamento de condomínio, você paga mais pelos serviços, mas não se preocupa com uma série de questões.
Público já está estabelecido: O shopping pode ser local ou regional. Procure saber o público que frequenta o shopping para tirar proveito das campanhas de vendas e ativar o consumidor.
Desvantagens:
Altos custos de aluguel: Vender mais não quer dizer maiores chances de lucro, já que os custos de locação e condomínio impactam no negócio.
Horários rígidos de funcionamento: Se você não quer trabalhar sábado, domingo e feriado, o shopping não é para você.
Quadro de funcionários: É preciso ter equipe maior para atender das 10h as 22h de segunda a segunda. Os melhores dias de venda, são os dias que as pessoas menos querem trabalhar. Por isso considere ter alto custo com quadro de funcionários e alguma dor de cabeça com equipe grande de atendimento.
Competição intensa com outras lojas: Seu negócio pode ter concorrentes diretos em igualdade de condições de localização, pois é um centro de compras muito grande. Precisa ter seus diferenciais para a competição saudável.
Burocracia: As coisas não são tão independntes como em uma loja fora de um condomínio com regras, a implantação perde velocidade, as modificações no layout necessitam de aprovação, as ações de marketing não negociadas com shopping.
3. Escritório Home Office
Para quem deseja reduzir custos e ter facilidade, o home office é uma excelente opção. Negócios baseados em serviços, consultoria ou vendas online podem ser perfeitamente gerenciados de casa. O home office também permite que o empreendedor tenha mais controle sobre sua rotina e economize com aluguel e deslocamento.No entanto, o home office pode apresentar desafios no que diz respeito à separação entre a vida pessoal e profissional, além de limitar o acesso direto aos clientes. Se o seu negócio pode ser operado remotamente, essa opção pode ser vantajosa, mas exige disciplina.
Vantagens:
Baixo custo: Não é preciso aluguar um espaço nem se deslocar;
Menores riscos: Baixar custo quer dizer maiores chances de lucro e reserva financeira menos comprometida.
Flexibilidade: Para empreendedores de horários alternativos, pode ser a melhor opção para empreender.
Conforto e praticidade: Este texto estou escrevendo as 4h da manhã, é um dos meus trabalhos extras da atualidade escrever artigos sobre franquia e empreendedorismo. Você poderia estar, por exemplo, fazendo o seu brigadeiro para vender no condomínio durante o dia.
Desvantagens:
Dificuldade de separar vida pessoal e profissional: É quase que inevitável não misturar as coisas, o desafio é o quanto tem este impacto. Reduzir deslocamento normalmente é mais vantajoso.
Falta de interação direta com cliente: Não ter um local para receber o cliente ou mesmo a falta do olho no olho te faz perder experiência de negóciação.
Possível limitação de espaço: Se você precisa de estoque, sua casa provavelmente não está bem adaptada.
Nem todos são home office de verdade: Muitos trabalhos não tem escritório, mas só tem sucesso se o empreendedor for pra rua vender.
4. Sala Comercial
Uma sala comercial é uma alternativa interativa entre a rua e o home office. Ideal para quem precisa de um espaço profissional, sem necessariamente estar em um ponto de grande fluxo, como em um shopping ou rua principal. Salas comerciais são geralmente usadas por empresas de serviços, consultórios médicos ou profissionais liberais que realizam reuniões de um local para atender clientes.A vantagem de uma sala comercial é que ela transmite profissionalismo e oferece um ambiente mais formal para receber clientes. No entanto, os custos de aluguel podem variar bastante dependendo da localização.
Vantagens:
Ambiente profissional: No home office não consegue ter um endereço para sua empresa receber clientes.
Flexibilidade de personalização do espaço: Você consegue dar vida ao seu espaço, transmitir exatamente quem é sua empresa.
Desvantagens:
Custo de aluguel pode ser elevado: Algumas salas tem muitos consumidores passando na porta da escadinha, apesar de facilitar a captação, o custo próximo ao da rua pode ser uma grande desvantagem, que leva a pensar por que não estar de frente pra rua e vender mais.
Fluxo de clientes: Não há fluxo de clientes que tem na rua onde está alocado.
Conclusão
Escolher o melhor local para abrir seu negócio depende, basicamente, do tipo de empreendimento que você pretende criar e do seu público-alvo. Para negócios que dependem de visibilidade e fluxo de pessoas, uma loja de rua ou shopping pode ser mais atraente. Para empresas de serviços que precisam de um espaço formal, uma sala comercial pode ser a melhor escolha. Já para empreendimentos digitais ou exclusivos, o home office oferece gratuitamente.Ao considerar essas opções, leve em conta não apenas o custo financeiro, mas também a imagem que deseja passar ao cliente e as condições que mais se adequam ao seu estilo de vida.
Escolha qual dor de cabeça precisará administrar na hora de empreender, falta de segurança das ruas, alto custos de shoppings e falta de mão de obra qualificada, prospecção de clientes em pontos fora do eixo de circulação de pessoas.
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